quinta-feira, 31 de março de 2011

O RISO AJUDA A CURAR

Quando a pessoa está melhorando nós falamos: “Olha lá, já está até rindo !”
Conta-nos Jack Lawson o conhecido caso de um importante executivo de Nova Iorque que quando ficou sabendo que estava condenado à morte por um câncer irreversível, decidiu passar seus últimos dias com a mulher que amava, em um bom hotel, assistindo em vídeo todos os filmes dos irmãos Marx. Toda esta combinação e, principalmente, o tempo passado divertindo-se a valer e rindo das piadas e das palhaçadas dos Três Patetas foi espetacular. Não só não morreu na data prevista por seu médico, como depois de algumas semanas seu câncer havia desaparecido. Curou-se.
(in Endorfinas - A droga da felicidade - 1998)

Dr. Raymond A. Moody Jr. nos conta do relato publicado na conservadora New England Journal of Medicine, uma das mais respeitadas revistas médicas do mundo, no qual Mr. Norman Cousins, editor norte-americano que após um episódio estafante ocorrido ao retornar de uma viagem ao exterior, começou a sentir dores e mal-estar acompanhado de febre, o que foi diagnosticado como uma grave doença do colagênio, sendo que as perspectivas de cura não eram nada favoráveis. Ele pensou: se as emoções negativas podem perturbar o organismo, por que não poderiam as emoções construtivas restabelecer a harmonia? Assim, ele começou a assistir filmes cômicos (Câmera Escondida) e proibiu as pessoas de ir visitá-lo sem uma piada para contar. Assim, logo constatou que 10 minutos de riso, aliviava sua dor permitindo-lhe duas horas de sono seguidas. Testes clínicos comprovaram que sua inflamação diminuía a cada sessão de riso. Pediu alta e registrou-se em um hotel, próximo e bem divertido. Curou-se.
(in Cura pelo Poder do Riso - 1978)



Palavras de um paciente: “’É claro que a doença é grave! Por que então eles a chamariam de grave? Essa é mais uma razão para você se valer de todos os meios - inclusive o riso.”
Lee Berk, Depto Imunologia Clínica, Loma Linda University School Medicine: provou que o riso aumenta a atividade das células NK que atacam células cancerosas ou virais, sendo importantes na prevenção do câncer.
Annette Goodheart: sugere focalizar o riso na área que está doendo para obter um significativo alívio da dor.
Suzanne Herchenhorn: descobriu que o riso reduzia a intensidade da dor na artrite reumatóide. “A quantidade de dor é a mesma, ma simplesmente nos incomodamos menos com ela quando damos risada !” .
Curamo-nos e curamos os outros na medida em que somos capazes de nos conectar com eles no riso compartilhado, e só podemos fazer isso quando permitimos que os outros nos acompanhem na brincadeira autêntica.

in “O Poder do Riso - um antídoto contra a doença

4 comentários:

  1. Belo artigo menina..

    Vou indicar você para uns amigos que tenho no Spot.

    aloha

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. e tem coisa melhor que dar risada?,eu acredito em cura emocional,parabéns pelo blog menino,bjos

    Teresa
    www.quebranto.spaceblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha gostei do texto, mas ficou ruim para ler, a cor e a letra.... mas gostei daqui do seu cantinho. Bjks
    http://vivinhalove.blogspot.com/

    ResponderExcluir